Quando pensamos na precificação do produto ou precificar produtos, estamos pensando no melhor preço para que esse produto seja vendido, ou seja, buscar sempre as melhores margens para loja virtual e lucro também.Mas afinal, Como Precificar um Produto Corretamente?

Os produtos devem ter seu preço baseado em estratégias do marketing de negócio e nos custos, ou seja, quando falamos em marketing digital o principal ponto é o valor percebido ao invés de do custo de produção do mesmo.

Para que você não fique com dor de cabeça sem entender nada, vamos primeiramente saber o que é precificação de um produto.

Quando falamos em precificação de um produto, estamos nos referindo ao valor atribuído economicamente ao produto ou serviço. Na precificação de um produto existem algumas variáveis que precisam ser levadas em conta na hora de calcular o valor.

Variáveis essas que podem ser:

  • Concorrência;
  • Impostos;
  • Custo Operacional;
  • Custo do Produto;
  • Frete.

Essas são as principais variáveis que precisam ser levadas em conta na hora de saber o valor ou fazer a precificação de um produto. Cada variável dessa tem seu peso dentro do valor final obtido para o produto.

Através das variáveis podemos chegar as melhores margens para uma loja virtual e saber exatamente de quanto será o lucro em cada produto vendido.

Como Precificar um Produto?

Como Precificar um Produto

Se você pretende ter uma loja virtual, não vai ter como fugir da precificação dos produtos que venderá na sua loja virtual. Isso é fundamental para que a loja virtual se torne sustentável no passar do tempo.

Quando pensamos em precificar um produto, estamos pensando em um conjunto de coisas como competitividade, atratividade e claro, lucrar com o negócio.

Para se precificar um produto corretamente é necessário entender que tudo é um conjunto matemático, ou seja, você precisa ter uma estratégia equilibrada para o crescimento e conseguir se manter na concorrência de forma equilibrada.

Geralmente para fazer a precificação de um produto no e-commerce é preciso levar em conta dois pontos principais, o valor cobrado pela concorrência e os custos de produção.

Dessa forma podemos chegar a pontos importantes para que você consiga mais facilmente chegar ao valor do produto precificado como:

Perceber o valor que os consumidores estão indicando – este ponto talvez seja o que mais tenha evoluído nos últimos tempos, já que através de algumas pesquisas, você poderá saber exatamente uma média de quanto o consumidor acha justo pagar pelo produto.

Para conseguir chegar a uma conclusão mais precisa, basta levar em conta alguns fatores como o porquê os consumidores compram tal produto.

Buscar o preço dinâmico – nesse ponto você terá que buscar informação sobre clientes de diferentes áreas, cidades ou regiões, ou seja, quando você vende o produto certo para o cliente certo e na hora que ele está procurando.

Valor do frete – se você sofre com problemas de abandono dos carrinhos de compra, fique sabendo que o frete cobrado é um dos principais fatores para este abandono.

Além dos outros pontos já citados anteriormente, o frete é fundamental para a precificação dos produtos, procura saber exatamente o valor dos custos que você terá para enviar o produto ao cliente.

Claro que deve ser também levado em conta o valor que o mercado está estipulando, isso pode ser encontrado nos seus próprios concorrentes.

Uma boa forma que você pode utilizar, é proporcionar ao cliente que fizer uma compra de determinado valor acima, ele será beneficiado com o frete grátis, isso ajuda bastante a loja virtual.

E uma das grandes novidades em relação à precificação de produtos de lojas virtuais, é a Precificação Inteligente. É muita usada ainda no e-commerce internacional, mas, que já pode ser encontrada no Brasil.

Resumindo…

Na precificação inteligente, o empresário terá a oportunidade de fazer uso de informações como o preço cobrado pelos seus concorrentes em uma mesma plataforma que oferece todas as informações necessárias.

Assim, poderá ser feita a precificação dos produtos de uma loja virtual de maneira bem mais rápida e fácil, ou seja, sem tantos problemas e complicações que existem hoje em dia.

Como você viu, para fazer a precificação de um produto é preciso levar em conta algumas variáveis, como no caso do preço dos concorrentes, o custo de produção e principalmente, o valor que o cliente deseja pagar.

Antes de precificar um produto, fique de olho nos seus custos, verifique se sua plataforma de e-commerce vale realmente a pena, se oferece todos os recursos pelo preço correto.

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